18 aulas ao vivo
Via Google Meet
Conteúdo específico do
Serviço Social
Simulado e Estudo de Caso
em todas os módulos
Todo o referencial teórico será disponibilizado na plataforma
As aulas ficarão gravadas
Acesso até a data da prova
Certificado 72horas
Curso Livre: Serviço Social e Políticas Sociais
Conteúdo programático amplo: preparatório e qualificação
Possibilidade de parcelamento
em até 12x
Google Sala de Aula
Plataforma para interação
Início 22 set.
De 22 de setembro à
02 de novembro de 2022.
Dias e horários ao vivo
Terça, Quarta e Quintas,
das 19h às 22h.
Coordenadora Pedagógica
👩🏽🎓 Módulos e Facilitadoras
Módulo: Políticas de Educação e Serviço Social na Educação
Profa. Dra. Maria Borges
– Atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação.
– Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES)
– Normas para a concessão de Auxílios de Permanência Estudantil na Unesp
– BRASIL, Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil.
– MÉSZÁROS, István. A Educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.
– CFESS-CRESS Serviço Social na Educação. Subsídios para a atuação de assistentes sociais na política de educação.
– CRESS. Relatório Final do I Encontro Estadual de Serviço Social na Educação 2013.
– MARTINS, Eliana Bolorino Canteiro, ALMEIDA, Ney Luiz Teixeira. (orgs.). I Seminário Internacional de Serviço Social na Educação e V Fórum de Serviço Social na Educação: “Educação e Serviço Social no contexto de crise do Capital”. Franca, 2019.
– Resolução Unesp nº 78, de 7 de outubro de 2016. Estabelece normas para a concessão de Auxílios de Permanência Estudantil.
– Portaria Unesp nº 16, de 1º de fevereiro de 2022. Regulamenta a Resolução Unesp 78/2016.
– Relatório de atividades 2021. Coordenadoria de Permanência Estudantil (COPE). Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.
Doutora e Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduada em Serviço Social pela UNESP, campus Franca, em 2003. Assistente social, desde 2013, do Instituto Federal de São Paulo — Campus São Paulo. Organizadora do livro “Serviço Social e Educação Profissional e Tecnológica”.
Módulo: Legislação Social
Profa. Dra. Ilka Custódio e Profa. Dra. Gracielle Feitosa
– Estatuto do Idoso.
– Políticas públicas de acessibilidade.
– Estatuto da Criança e do Adolescente.
– Mecanismos legais e institucionais de ampliação, diversificação e garantia de direitos individuais, coletivos e difusos.
– BRASIL Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990, com suas alterações. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
– BRASIL Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Plano Nacional de Promoção, Proteção e defesa de direito de crianças Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária, 2004.
– BRASIL, Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências.
– BRASIL, Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003. Dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências.
Profa. Dra. Ilka Custódio
Possui graduação em Serviço Social pelo Centro Universitário FMU (2001) especialização em Gerontologia pela UNIFESP (2003), mestrado e doutorado em Serviço Social pela PUC/SP (2008 e 2016, respectivamente) Atualmente trabalha como docente do curso de Serviço Social da FAPSS Faculdade Paulista de Serviço Social, ministrando disciplinas do eixo Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social, e como assistente social judiciária na Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher do Tribunal de Justiça de São Paulo. Coordenadora do Grupo de Estudos sobre Envelhecimento da FAPSS.
Profa. Msa. Gracielle Feitosa
Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Piauí (2006). Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual do Piauí (2005). Mestre em Serviço Social pelo PEPGSS da PUCSP (2017), com bolsa de fomento à pesquisa da CAPES. Gestalt-terapeuta e Arteterapeuta. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Identidade ? NEPI, coordenado pela professora Dra. Maria Lúcia Martinelli, e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Crianças e Adolescentes – Ênfase no Sistema de Garantia de Direitos, coordenado pela professora Dra. Eunice Fávero, ambos vinculados ao PEPGSS/PUCSP. Atualmente é Assistente Social do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, em exercício na Comarca de Vargem Grande Paulista/SP, e doutoranda do PEPGSS da PUC/SP sob orientação da professora Dra. Maria Carmelita Yazbek. Temas de estudo: Políticas Sociais para a Infância e Adolescência; Estudo Social e seus Registros: Laudos, Relatórios e Pareceres Sociais; Interface entre a área Sociojurídico e a Política de Assistência Social; Trabalho com famílias; Convivência Familiar e Comunitária.
Módulo: Assistência Social e o SUAS
Prof. Ms.Thiago Agenor
– Seguridade Social: política de Assistência Social e o SUAS – princípios, gestão e instâncias da política.
– SUAS – Instrumentos de Gestão, Sistema de Informação, Monitoramento e Avaliação.
– Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS).
– Norma Operacional Básica do SUAS – NOB/SUAS.
– Assistência Social, Instituições e Lógica de Financiamento do SUAS.
– Gestão da Proteção Social Básica e Especial: princípios e funções, serviços, programas e projetos.
– Proteção Social de Assistência Social.
– Serviços socioassistenciais.
BRASIL, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Política Nacional de Assistência Social – PNAS e Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social – NOB/SUAS. P. 31 a 59. Brasília, 2004.
BRASIL, Lei nº 12.435, de 06 de julho de 2011. Regulamenta o Sistema Único de Assistência Social – SUAS e altera alguns dispositivos da Lei Orgânica de Assistência Social – Lei nº 8742/1993. Brasília, DF: 2011.
BRASIL Capacita SUAS Caderno 1 (2013). Assistência Social: Política de Direitos à Seguridade Social/ III. DIREITOS SOCIOASSISTENCIAIS, P. 90 a 106. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Centro de Estudos e Desenvolvimento de Projetos Especiais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – 1 ed. – Brasília: MDS, 2013.
BRASIL, Capacita SUAS Caderno 2 (2013). Proteção de Assistência Social: Segurança de acesso a Benefícios e Serviços de Qualidade/ I. PROTEÇÃO SOCIAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL p. 24 a 46. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Centro de Estudos e Desenvolvimento de Projetos Especiais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – 1 ed. – Brasília: MDS, 2013.
BRASIL, Capacita SUAS Caderno 3 (2013). Vigilância Socioassistencial: Garantia do Caráter Público da Política de Assistência Social / II. INFORMAÇÕES DOS TERRITÓRIOS DE VIVÊNCIA p. 63 a 85. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Centro de Estudos e Desenvolvimento de Projetos Especiais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – 1 ed. – Brasília: MDS, 2013.
BRASIL, Lei nº 8.742, de 07 de dezembro de 1993. Dispõe sobre a Organização da Assistência Social – LOAS e dá outras providências. Brasília, DF, 1993.
Possui graduação em Serviço Social pelas Faculdades Integradas de Três Lagoas – AEMS (2009), especialização em Política Social com ênfase no contexto da nova Política Nacional de Assistência Social pelas Faculdades Integradas de Três Lagoas – AEMS (2009 a 2010). Mestrado e Doutorando em Serviço Social e Política Social pela Universidade Estadual de Londrina – UEL. Atualmente é professor/coordenador do Curso de Serviço Social da Faculdade Educacional de Andradina – FEA. É membro do Grupo de Estudos Fundamentos e Trabalho do Assistente Social, coordenado pela Profa. Dra. Mabel Mascarenhas Torres na UEL. É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Seguridade e Assistência Social (NEPSAS), coordenado pela Profa. Dra. Aldaíza Sposati. Foi secretário municipal de assistência social em algumas prefeituras da região de Araçatuba. Atualmente é funcionário concursado na Prefeitura Municipal de Andradina, lotado na Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social, onde exerceu cargos de assistente social trabalhando em serviços socioassistenciais nas PSB e PSE. Foi coordenador do CREAS. É diretor de proteção social especial. Realizou consultoria e assessoria a diversas gestões municipais e equipes interprofissionais do SUAS na região de Araçatuba. Realizou e realiza quando convidado, consultoria e assessoria na área da política de assistência social no Consórcio Intermunicipal de Municípios da Região de Andradina (CIENSP). Foi membro da diretoria da direção da Seccional do CRESS – Araçatuba. Hoje é membro da direção Estadual do CRESS/SP. Tem experiência na docência e na Gestão e Trabalho na Política de Assistência Social. Desenvolve pesquisa e projetos na Formação, Trabalho e Assistência Social.
Módulo: Projeto Ético Político do Serviço Social
Profa. Dra. Nathália Brant
Atribuições Privativas e legislações específicas do Serviço Social (Regulamentação da Profissão; Código de Ética).
BARROCO, Maria Lucia S. Ética: fundamentos sócio-históricos. São Paulo: Cortez, 2008.
BRASIL, Lei nº 8.662, de 07 de junho de 1993. Regulamentação da Profissão de Assistente Social.
BRASIL, Lei nº 12.317, de 26 de agosto de 2010 – Acrescenta dispositivo à Lei nº 8.662, de 7 de junho de 1993, para dispor sobre a duração do trabalho do Assistente Social.
CFESS, Código de Ética do Assistente Social – trilíngue e Lei 8.662/1993 de Regulamentação da Profissão 2019.
CFESS. Atribuições Privativas do Assistente Social em Questão: Volume 2 2020.
SIMÕES, Carlos. Curso de Direito do Serviço Social. São Paulo: Cortez, 2009.
Assistente Social do IFSULDEMINAS Campus Machado desde 2011. Graduada e Mestre em Serviço Social pela UNESP-Franca, Doutora em Serviço Social pela PUC-SP. Participante dos seguintes grupos de estudo e pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas Marxistas (GEPEM) da UNESP-Franca e Núcleo de Estudo sobre Trabalho, Agroecologia e Segurança Alimentar (NETASA) da UNIFAL-MG. Atua nas áreas de permanência estudantil, educação do campo, educação inclusiva e alimentação escolar. Pesquisadora sobre o trabalho profissional do assistente social e fundamentos da profissão.
Módulo: Planejamento, Projetos, Gestão e Política Públicas / Participação Popular
Profa. Dra. Gisele Milani
Direitos e Seguridade Social: constitucionalização e marco legal das políticas setoriais e de defesa de direitos.
Trabalho Integrado e Protagonismo Popular: agentes sociais, territorialização e família.
Mobilização, organização e participação social nos processos de gestão das instituições estatais: conselhos, conferências e outros fóruns.
Conceitos básicos da Gestão de Projetos.
Planejamento Social e Formulação de Projeto de Intervenção.
Planejamento estratégico em rede.
Gestão Estratégica e governança participativa voltadas para a área social.
Avaliação de políticas públicas.
Principais componentes do processo de avaliação.
Custo-benefício, escala, efetividade, impacto das políticas públicas.
Participação social nos processos de formulação, implementação, monitoramento e avaliação das políticas públicas.
CARVALHO, Maria do Carmo Brant. Gestão Social e Trabalho Social: desafios e percursos metodológicos. São Paulo: Editora Cortez, 2014.
BAPTISTA, M.V. Planejamento social: intencionalidade e instrumentação. São Paulo: Veras, 2012.
GURGEL, Claudio; FILHO, Rodrigo de Souza. Gestão Democrática e Serviço Social. São Paulo: Cortez, 2018.
TENÓRIO, Fernando Guilherme. (organizador). Gestão Social e Gestão Estratégica: experiências em desenvolvimento territorial. volume 2.1ª. ed. Rio de Janeiro. 2013.
JUNQUEIRA, Luciano Antonio Prates [et.tal]. Gestão Social: mobilizações e conexões. 1º.ed. São Paulo: LCTE Editora, 2013.
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Administração de projetos: como transformar ideias em resultados. São Paulo: Atlas, 2002.
MEREDITH, Roger S; MANTEL JR, Samuel J. Administração de projetos: uma abordagem gerencial. Rio de Janeiro: LTC, 2003.
COHEM, Ernesto; FRANCO, Rolando. Avaliação de projetos sociais. Petrópolis: Vozes, 2001.
RICO, Elizabeth de Melo. A Responsabilidade Social e o Estado: Uma Aliança para o desenvolvimento Sustentável (artigo). São Paulo – vol.18 – 2004.
Assistente Social concursada na Prefeitura Municipal Sertãozinho-SP atuando na Secretaria Municipal de Saúde. Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP (2020) com participação no Programa de Doutorado Sanduíche na University of Sydney Austrália (2019/2020). Mestre em Serviço Social pela PUC/SP (2016) e mestre em Economia (2016) especialidade Avaliação e Gestão de Políticas Sociais pela Université Pierre-Mèndes France – UPMF em Grenoble, França (2016).
Aprovações em concursos públicos:
· 2015: Aprovada em 11º lugar e convocada no concurso para Assistente Social no Instituto de Infectologia Emílio Ribas de São Paulo.
· 2015: Aprovada e convocada no concurso para Assistente Social na Prefeitura de Mauá-SP
· 2016: Aprovada em 1º lugar e convocada no concurso para Assistente Social da Autarquia Previdenciária Municipal de Guarujá-SP.
· 2016: Aprovada em 3º lugar e convocada no concurso público para Assistente Social na Prefeitura Municipal de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, Prefeitura Municipal de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul.
· 2016: Aprovada e convocada no concurso para Assistente Social da Prefeitura Municipal de Santos-SP.
· 2018: Aprovada em 2º lugar e convocada no concurso público para Assistente Social na Prefeitura Municipal de Sertãozinho-SP.
· 2018: Aprovada em 5º lugar no concurso público para Assistente Social do Instituto Federal de Educação de São Paulo.
· 2022: Aprovada em 5º lugar no concurso público para Assistente Social do Instituto Federal de Educação de São Paulo.
· 2022: Aprovada na prova objetiva e discursiva do Tribunal de Justiça de São Paulo.
Módulo: Políticas Públicas, Estado, Questão Social / Feminismo e Diversidade
Profa. Dra. Alana Pereira
Estado, Questão Social e Políticas Públicas.
Política Pública da Educação e Diversidade Cultural.
BEHRING, Elaine Rosseti; BOSCHETTI, Ivanete. Política Social: fundamentos e história. São Paulo: Cortez, 2008.
NETTO, José Paulo; BRAZ, Marcelo. Economia Política: uma introdução crítica. São Paulo: Cortez, 2008.
SANTOS, Josiane Soares. “Questão social: particularidades no Brasil. São Paulo: Cortez, 2012.
MONTAÑO, Carlos, DURIGUETTO, Maria Lúcia. Estado, Classe e Movimento Social. São Paulo: Cortez, 2011.
CISNE, Mirla; SANTOS, Silvana Mara Morais. Feminismo, Diversidade Sexual e Serviço Social. São Paulo: Cortez, 2018.
Atualmente é doutoranda em Serviço Social pelo PEPG em Serviço Social da PUCSP, bolsista CAPES. Docente de cursos de Pós-graduação da UNISAL Campinas e Americana. Foi docente do Curso de Graduação em Serviço Social pela UNIP-Swift Campinas (2 anos). Foi docente do curso de graduação em Serviço Social na Faculdade Santa Lúcia de Mogi-Mirim. Assistente Social, no Serviço Social Escolar, pelo Departamento de Educação Infantil-SEDUC, como servidora pública da Prefeitura de Jaguariúna, anteriormente, trabalhou no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) NASSIF, também como servidora pública no mesmo município. Possui graduação em Serviço Social (2011) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP/Franca – bolsista monitoria na disciplina de Legislação I, pelo Departamento de Serviço Social e bolsista extensão PROEX II -, Especialização em DST, HIV/AIDS, Serviço Social e Saúde (2013) pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, realizado no HC da UNICAMP no ambulatório de DST/HIV/AIDS, Moléstias Infecciosas e Imunopediatria – Bolsista FUNDAP. Mestre em Serviço Social (2015) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP – Bolsista CNPq e Mestre em Avaliação e Gestão de Políticas Sociais (2015) pelo M2 profissional da Faculdade de Economia de Grenoble, na França – Université Pierre Mendès-France (2015) – Bolsista CMIRA, em dupla-diplomação, com a pesquisa Exploração Sexual: a condição de vida das filhas da classe trabalhadora. Participou da Linha de Pesquisa Mundo do Trabalho: Serviço Social e Saúde do Trabalhador (GEMTSS), pela UNESP. Atualmente é Assistente Social, membro da Nucleação da Seccional do CRESS de Campinas. Pesquisadora das temáticas: Política Social; Serviço Social; trabalho profissional do Serviço Social; Exploração Sexual; Criança e Adolescente; Família; Feminismo; Mundo do trabalho e mulher trabalhadora.
Aula Inaugural
Concurso sem pegadinha: orientações para realizar uma boa prova em concurso público
Profa. Msa. Kajali Lima
Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Serviço Social na Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Mestra em Serviço Social e Política Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Federal de São Paulo. Unifesp – Baixada Santista (2019). Possui graduação em Serviço Social pela Unesp – Franca. Possui especialização em ” Gestão de Políticas Públicas com ênfase em Gênero e Relações Etnorraciais” pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atua como assistente social no Tribunal de Justiça de São Paulo. Docente na Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS-SP).
Sobre o concurso - 08 vagas Assistente Social
- Acesse o edital aqui: https://www.vunesp.com.br/VNSP2208
- Edital extra de Guaratinguetá
- Inscrição de 09/08 à 19/09
- Prova em 06/11
- Vagas para Araraquara, Assis, Bauru, Botucatu, Jaboticabal, Rio Claro, São José do Rio Preto e São Paulo.
Vantagens da UNESP
- Tem campus no estado inteiro
- O Sintunesp tem avançado na busca da equiparação salarial com USP/UNICAMP (a diferença é considerável). Clique para saber mais.
- O Serviço Social na educação é um campo promissor
- Tem FGTS
👜🎁Bolsas e brindes
Tem bolsa?
SIMMMM! Vamos sortear uma bolsa exclusiva para as alunas e ex-alunas da Residência Preta e uma bolsa para geral. Confira as regras no instagram.
Tem brinde?
Mande uma mensagem no DM do instagram com o código #vemunesp e enviaremos um brinde de degustação do curso para você!
Vou ganhar kit?
Você já viu o KIT ESTUDO DIGITAL que nossas alunas que chegaram à reta final de concursos ganham? Confira abaixo.
💰 INVESTIMENTO
Não tem um valor absurdo riscado e o preço real como se fosse desconto. Trabalhamos na perspectiva de transparência, assim os valores apresentados são exatamente o valor de um curso acessível, considerando a qualificação dos professores, as plataformas disponibilizadas, as aulas ao vivo e toda a bibliografia disponibilizada.